quarta-feira, 7 de maio de 2014

Reaproveitamento de Lixo - Argentina

A quantidade de lixo que a população mundial está produzindo é preocupante ! E a quantidade de lixo na Argentina está se tornando um imenso problema, na mesma proporção em que os argentinos produzem cada vez mais lixo,e diga se de passagem a situação não é consideravelmente melhor nos países da America do Sul. 
Os lixões de Buenos Aires podem entrar em colapso nos próximos dois anos devido a quantidade crescente de lixo produzida na capital Argentina, que teve um aumento de 28,5%em cinco anos.Já houve algumas tentativas do governo argentino para solucionar o problema, como por exemplo uma lei conhecida como Lixo Zero, metas estabelecidas de redução 30% dos resíduos em comparação a índices anteriores, mas os próprios governantes declaram que a população não estava fazendo nada. e portanto era uma meta inalcançável, mas por outro lado o departamento do meio ambiente, afirmou que a lei estava sendo cumprida, mesmo havendo uma clara falta de vontade política e a situação é realmente precária.
E ainda assim, o pouco que a cidade recicla, deve-se as cooperativas de catadores de lixo, essas cooperativas simbolizam o processo de uma mudança cultural. Tais cooperativas de reciclagem estão crescendo cada vez mais, cerca de quinze cooperativas estão nas ruas entre empresas privadas e publicas de coleta de lixo, recuperam materiais inorgânicos para revender.
* Reaproveitamento do lixo eletrônico.
A reciclagem do lixo eletrônico na Argentina significaria a evasão de cerca de 228 kg de ouro, 1,7 kg de prata e 81 mil kg de cobre, do lixo neste país apenas em 2011.
Considerando que cada argentino, em média, produz, três quilos de lixo eletrônico, anualmente, sendo que de todo o lixo eletrônico do país apenas 10% são destinados aos lugares adequado para os mesmos. Ainda sim é bem maior que os países vizinhos, como o Chile( que recicla apenas 1,5% a 3% ).

                                                                       G4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite